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A Copy de E-mail que Funciona
Opa, aqui é o Lucas do Email para E-commerce — hoje a ideia é ir para o lado prático: como escrever uma boa copy de e-mail sem complicar, sem floreio e sem tentar ser mais inteligente do que o leitor.
Depois de alguns anos testando, errando e ajustando, dá pra resumir boa copy em 3 princípios simples.
E.C.E
Escaneável, Clara e Concisa, Envolvente
💊 Pílula de Conhecimento da Semana
Essa é a estrutura que temos aqui. A estrutura mais eficaz para entregar um bom serviço aos nosso clientes ⬇️

Certo, agora vamos para o que interessa, pegue seu café e bora, porque hoje vamos mergulhar em…
ESCANEÁVEL
O cliente não senta todos os dias para ler e-mails como antigamente se lia o jornal pela manhã.
Ele checa o e-mail em momentos aleatórios, em intervalos rápidos ao longo do dia.
Na prática, temos apenas alguns segundos da atenção do cliente.
Você pode ter a melhor copy do mundo — mas isso não significa nada se o cliente não estiver lendo.
Evite blocos grandes de texto
Blocos grandes de texto afastam as pessoas.
São a kriptonita da Geração Z.
Além disso, são difíceis para os olhos processarem rapidamente.
O resultado é simples:
as pessoas passam direto pela seção inteira.
Sempre que possível:
encurte a copy
ou quebre o texto com mais espaçamento
Destaque os pontos principais
Condense sua mensagem em pontos principais e use o texto de apoio para reforçá-los.
A maior parte do seu público não vai ler tudo, mas se você destacar os pontos principais em negrito, muito mais gente vai absorver pelo menos a mensagem central.
Repare no que estou fazendo neste e-mail.
Se você apenas ler os títulos, ainda assim vai entender exatamente qual é o ponto do conteúdo.
CLARA E CONCISA
Assim como mencionei antes, temos apenas alguns segundos da atenção do cliente.
Precisamos aproveitar isso sendo diretos ao ponto.
Curta e objetiva
Seu e-mail não deveria ter mais do que 1 ou 2 rolagens.
Quanto mais curto, melhor.
Como esta seção.
Um único ponto principal por e-mail
Sempre que possível, faça seu e-mail girar em torno de um único aprendizado.
Se você tentar passar 5 mensagens diferentes, o cliente não vai lembrar de nenhuma.
Cada ponto recebe cerca de 20% da atenção.
Agora, quando você foca em um único ponto, ele recebe 100% da atenção do leitor.
Quanto menos informação, melhor.
ENVOLVENTE
Se a sua copy for sem graça, ninguém vai ler.
Queremos que nossos e-mails sejam envolventes o suficiente para ativar dopamina no cérebro do cliente.
Isso cria uma associação positiva com a marca e resulta em mais aberturas no futuro.
Existem algumas formas de fazer isso.
Copy com ritmo (punchy)
Você reconhece uma copy com ritmo quando vê.
Ela usa palavras bem escolhidas, tem um pouco de humor e transforma temas complexos em 1 ou 2 frases simples.
O cliente percebe uma boa escrita — e isso faz com que ele volte.
Informativa
Outra forma de tornar a copy envolvente é fazê-la útil e informativa.
As pessoas gostam de aprender.
Se você ensina algo valioso e aplicável à vida delas, elas prestam atenção.
ELEMENTOS QUE DEIXAM A COPY MAIS ENVOLVENTE
Algumas coisas simples que você pode incluir:
fatos
trocadilhos
gráficos
piadas
analogias
📌 Ping de Conteúdo
Crie designs de e-mails em 5 minutos: Não dependa de uma estruturar mirabolante para criar e-mails que convertem.
Escreva copies de e-mails que vendem: Para de perder tempo e dinheiro com estruturas que não fazem você ter bons resultados com e-mail.
Chame a atenção dos seus contatos para o que interessa: Faça designs que convençam e vendem!
E é isso por hoje! Obrigado por chegar até aqui. Se você gostou desta newsletter, espalhe esse conhecimento - compartilhe https://emailparaecom.com.br/ com donos e profissionais de marketing de e-commerce. Convide-os a se inscrever. Até a próxima semana! 🚀
Quer ver algum conteúdo específico na próxima? É só responder este e-mail.
Nos vemos na próxima edição. Abraço,
🤘 Lucas Saffaro
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